quarta-feira, 9 de abril de 2014

Catedral de Notre Dame

Depois de termos andado pelo Museu do Louvre e pela Torre Eiffel, eis que surge agora a Catedral de Notre Dame. Este é um dos edifícios mais associados à história de Paris. É aqui que se ergue a majestosa Île de lá Cité, o berço da cidade.




História / atracões exteriores
- Quem colocou a primeira pedra  foi o Papa Alexandre III. Decorria o ano de 1163 e deu assim inicio a 170 anos de trabalhos de milhares de arquitectos góticos e artesãos medievais.






- Depois de muito trabalho a obra foi finalmente concluída em 1330. Tinha 130 metros de comprimento e Torres que se elevavam a 69 metros de altura.





- Uma das principais atracões da Catedral de Notre Dame é a Fachada Oeste. É esta a entrada principal que exibe três grandes portais, esculturas, uma rosácea central e ainda uma galeria ornamentada.

- A Rosácea Oeste (rosácea central) retrata a Virgem Maria. Existem ainda outros pontos exteriores da Catedral que merecem o seu registo. É o caso do Portal da Virgem, da Torre Sul, que abriga o famoso sino Emanuel, a Torre Agulha, que conta com 90 cm de altura e a Rosácea Sul que tem uma imagem de Cristo ao centro.

Como chegar até à Catedral Notre-Dame?
- Localizada na Praça Parvis, a Catedral Notre-Dame situa-se dentro da Île de la Cité. Para chegar até podemos ir a pé (acreditem que Paris é grande mas faz-se muito bem tudo a pé) ou podemos ir de metro e sair na estação Cité ou Saint-Michel na linha 4.

- Se optar por ir de autocarro as linhas corretas são as 21, 24, 27, 38, 47, 85 ou 96.

Como é que devemos preparar a nossa visita à Catedral Notre-Dame?
- A visita Catedral Notre-Dame pode ser organizada de duas maneiras. A visita interior, gratuita, mas que dá acesso apenas ao piso inferior. Pode também ser vista através das torres e ter-se uma vista fantástica sobre a cidade de Paris. Se vale a pena pagar 8,5€ para termos esta vista? É uma questão de opção e gosto. Na minha opinião não vale a pena. Temos vistas lindíssimas da cidade de Paris, quer seja através da Torre Eiffel, quer seja através da Igreja Sacre-Coeur, ou outro.

- De qualquer forma se quisermos subir às Torres da Catedral Notre-Dame a subida é feita pelo exterior, através da Rue du Cloître Notre-Dame.



Vamos descobrir a Catedral de Notre Dame por dentro?
- A Catedral de Notre-Dame é dona de um estilo gótico único e uma das mais antigas catedrais francesas neste estilo.

- O interior da Catedral é deslumbrante. Sobressai no imediato uma imponente abóbada da nave central.

- A partir do adro podemos observar o trio de portais esculpidos no século XIII. À esquerda, temos o chamado Portal da Virgem, que representa os signos do zodíaco e o coração da Virgem. Ao centro temos o Portal deo Julgamento Final é à direita o Portal de Santa Ana, que revela ilustrações da Virgem com o seu filho.




Horários e dias de funcionamento:
- O acesso ao interior da catedral funciona diariamente.
- Dias úteis:
  • Das 8h às 18h45m
- Sábados e Domingos:
  • Das 8h às 19h15m
- Subida às Torres:
- Pode ser feita diariamente com excepção dos dias feriados 01 de Janeiro, 01 de Maio e 25 de Dezembro.
- De Abril até ao final de Setembro:
  • Todos os dias das 10h às 18h30m
  • Sextas e sábados nos meses de Julho e Agosto a subida às Torres pode ser feita das 10h às 23h.
De Outubro até ao final de Março:
  • Todos os dias das 10h às 17h30m

Nota: Em qualquer altura o último acesso ocorre 45 minutos antes do final do horário de funcionamento.

Outras informações:

- Site oficial - http://www.notredamedeparis.fr/




Sem comentários:

Enviar um comentário